{RESENHA} A Guerra Que Salvou a Minha Vida - Kimberly Brubaker Bradley

agosto 19, 2017

Em A Guerra que Salvou a Minha Vida, conhecemos nossa querida Ada de apenas 10 anos de idade, ela vive na janela da sua casa olhando a rua e pensando como queria estar junto com todas as outras crianças, mas sua Mãe a proibiu completamente de tão prazer e, além disso maltrata-a por conta de um pé tordo que tem desde quando nasceu e a Mãe diz que a culpa é dela.


“Minha casa era uma prisão. Eu mal suportava o calor, o silêncio e o vazio.”

Ada tem um irmão chamado Jaime, e cuida dele desde quando nasceu é um carinho tão lindo que existe entre eles que meu coração se derreteu. Jaime sempre brinca do lado de fora, e determinada a sair também Ada vai fazer de tudo para conseguir andar, já que sempre quando quer ir para um lugar tem que rastejar pelo chão, e mesmo com dores de início, muitas quedas, ela faz um grande progresso.

“Então eu fiz o que deveria ter feito desde o início. Fui aprender a andar.”

A guerra chegou a Londres e por conta disso as crianças tiveram que ir para um lugar seguro, Jaime já era confirmado nessa ida, mas agora que Ada conseguia andar pelo menos um pouco tomou a decisão que mudaria sua vida: ir junto a Jamie e os outros evacuados.
A Guerra Que Salvou a Minha Vida

Por conseguinte a sua vida e a de Jaime mudou completamente. Depois de sair da casa da Mãe, eles conseguiram um novo lar junto a srta. Smith, mesmo que de início ela não quisesse as crianças acabou ficando e cuidou com muito carinho.

Na casa da srta. Smith essas crianças vivem uma vida completamente diferente, Jaime não gosta muito, sente falta da outra vida, mas depois que encontrou um gato como amigo ficou tudo bem. Ada viveu grandes aventuras, aprendeu a andar de muletas, de cavalo, a escrever, fez amizades, viveu tudo que antes era privada a fazer. Entretanto mesmo com todas essas coisas ela se priva de ser amada e cuidada, nunca aceita que a srta. Smith cuide deles, sempre se lembra de que sua Mãe a chamava de porcaria.

“Você é perfeitamente capaz de aprender. Não dê ouvido a quem não conhece você. Escute o que sabe. Escute a si mesma.”


Esse foi o primeiro livro que li que retratava a guerra (sim vergonha), e agora estou com mais vontade ainda de conhecer mais histórias do gênero, principalmente narradas por crianças – como esse foi, pois acho que é um ponto de vista tão diferente e é interessante ler. A Guerra que Salvou a Minha Vida tem os capítulos pequenos o que leva a ser uma leitura rápida e fluida. 

Sempre vou levar essa história em meu coração, ele me emocionou de uma forma diferente, a história é diferente, quem imagina que uma guerra pode salvar a vida de uma garotinha não é mesmo?  Existem cenas que tem tanto carinho envolvido que você chega a sentir. Por tudo isso e muito mais recomendo que vocês conheçam essa história de amor e superação.

Esse foi um livro que li do projeto Livro Viajante criado pelo Pedro do blog Bom Dia Livros, por conseguinte não tenho muitas fotos dele, tirei sim, mas acabei perdendo sobrando só essa que está no post, sim sou meio lerda haha.
Capa A Guerra Que Salvou a Minha VidaTítulo: A Guerra Que Salvou a Minha Vida
Autora: Kimberly Brubaker Bradley
Editora: DarkSide Books
Número de Páginas: 240
Ano de Publicação: 2017
Skoob: Adicione
Compare e Compre: Amazon | Submarino | Saraiva
Nota: 5,0 ⭐️
Sinopse: Ada tem dez anos (ao menos é o que ela acha). A menina nunca saiu de casa, para não envergonhar a mãe na frente dos outros. Da janela, vê o irmão brincar, correr, pular – coisas que qualquer criança sabe fazer. Qualquer criança que não tenha nascido com um “pé torto” como o seu. Trancada num apartamento, Ada cuida da casa e do irmão sozinha, além de ter que escapar dos maus-tratos diários que sofre da mãe. Ainda bem que há uma guerra se aproximando. Os possíveis bombardeios de Hitler são a oportunidade perfeita para Ada e o caçula Jamie deixarem Londres e partirem para o interior, em busca de uma vida melhor. Kimberly Brubaker Bradley consegue ir muito além do que se convencionou chamar “história de superação”. Seu livro é um registro emocional e historicamente preciso sobre a Segunda Guerra Mundial. E de como os grandes conflitos armados afetam a vida de milhões de inocentes, mesmo longe dos campos de batalha. No caso da pequena Ada, a guerra começou dentro de casa. Essa é uma das belas surpresas do livro: mostrar a guerra pelos olhos de uma menina, e não pelo ponto de vista de um soldado, que enfrenta a fome e a necessidade de abandonar seu lar. Assim como a protagonista, milhares de crianças precisaram deixar a família em Londres na esperança de escapar dos horrores dos bombardeios. Vencedor do Newbery Honor Award, primeiro lugar na lista do New York Times e adotado em diversas escolas nos Estados Unidos.

Você também vai gostar:

35 comentários

  1. Esse livro tá me seguindo! ������
    Tô doida pra ler e parece que pra todo lugar que eu olho, lá está ele.
    Parabéns pela resenha!

    ResponderExcluir
  2. Amei a resenha, ainda não conhecia :D

    http://submersa-em-palavras.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  3. Olá!
    Livros que retratam essa época são realmente tocantes. O primeiro livro que li do gênero foi A menina que roubava livros e foi uma ótima leitura! Depois disso não parei mais.
    Esse livro eu não conhecia, fiquei muito curiosa, parece ser uma história emocionante de superação e descobertas em meio ao terror da guerra.
    Obrigada pela dica e parabéns pela resenha ^^

    ResponderExcluir
  4. Essa história parece ótima, só esculto coisas boas. Amei a resenha, quero mto este livro.
    Legal você ler Dark Side este mês, no blog estamos com clube do livro da Dark, se tiver interesse em participar com este. aqui está o link
    http://www.livrosdanane.com/2017/07/clube-do-livro-agosto2017-1.html

    Beijos

    ResponderExcluir
  5. que post maravilhoso, que resenha linda
    e nossa, livro mega interessante
    mas nao cabe mais nenhum na prateleira, sério kkkk
    e nem sei mais onde colocar as outras
    sucesso com o blog amor, beijinhos

    ResponderExcluir
  6. Acho que o universo quer que eu Leia esse livro...kkk não é possível

    ResponderExcluir
  7. Aiii eu amo livro assim💜💜 vou procurar pra mim ler😍😍

    ResponderExcluir
  8. Eu nunca li um livro desse tipo, mas fiquei encantada coma historia por mais que o assunto seja com base na guerra, parece ser uma ótima historia daquelas que prendem a sua atenção em todos os momentos.

    ResponderExcluir
  9. Parece ser bem interessante eu gosto de livros voltados para esse tema, tem um que em breve estarei falando no meu blog

    ResponderExcluir
  10. Incrível a sua indicação, fortissimo e emocionante. Eu com certeza vou procurar. “Você é perfeitamente capaz de aprender. Não dê ouvido a quem não conhece você. Escute o que sabe. Escute a si mesma.” Uma experiência que devemos levar para nossas vidas.

    ResponderExcluir
  11. nunca li esse livro mas confesso que agr deu curiosidade de ler <3 <3 ameeeeeeei teu blog!!

    ResponderExcluir
  12. Quanto mais eu vejo esse livro no Youtube ou blogs aumenta minha vontade de comprar ele, com certeza vai ser o próximo a ser adquirido !

    http://www.sindromedoluxo.com.br/

    ResponderExcluir
  13. Imagino como deve ser maravilhoso e emocionante ler uma história como essa, narrada do ponto de vista de uma criança. Há tempos quero ler o livro por esses motivos e por parecer uma grande história de coragem.

    Beijos!

    ResponderExcluir
  14. Very interesting post and great blog. I like it all... kisses

    Follow for follow? <3

    https://style-ladies.blogspot.rs/

    ResponderExcluir
  15. Beautiful and interesting blog. Great post.

    Follow for follow? :)

    https://alexandarstanisavljevic.blogspot.rs/

    ResponderExcluir
  16. Oi,
    Estou louca para ler esse livro. Já alguns resenhas sobre ele e que me fizeram ficar morrendo de vontade de ler. A sua resenha não foi diferente. Parabéns pela resenha.
    Abrçs

    ResponderExcluir
  17. Amei a resenha, ainda não tinha lido,muito reflexivo e emocionante, estou morrendo de vontade de ler.

    ResponderExcluir
  18. Certeza de que vou amar esse livro!
    gostei da resenha!

    ResponderExcluir
  19. Uau, esse livro parece ótimo! Adoro histórias de superação e também já ouvi falar bem da editora Dark Side, ou seja, são dois pontos a favor! Incluindo desde já na minha lista, obrigada pela dica!

    ResponderExcluir
  20. Que amor de história! Sou completamente apaixonada por 'A Menina Que Roubava Livros', você deve conhecer. As histórias são um pouco parecidas, a proposta do texto. Não conhecia esse livro, mas com certeza será o próximo!

    ResponderExcluir
  21. Bem intensa essa leitura, lembra muito o diário de anne frank que é bastante triste. Fiquei muito empolgada com o livro e pretendo ler :)
    Beijos

    ResponderExcluir
  22. Eu gosto de histórias com o pano de fundo de uma história real. Gostei da recomendação e pensarei em ler. Beijinhos... Au Revoir!

    ResponderExcluir
  23. Hey
    Nossa que história mais triste ! Pior que antigamente era bem comum esse tipo de atitude né ?! Não que hoje em dia não aconteça mas parece que era pior !!! Muito triste privar uma criança de ser criança ...

    ResponderExcluir
  24. Oi!
    Eu sou louca para conhecer a história desse livro, creio que seja bem emocionante, como você falou... Além disso, a edição está bem caprichada e gostei das citações que você escolheu. Adorei saber mais sobre as suas impressões da história. Espero poder ler em breve.
    Beijos

    ResponderExcluir
  25. A capa é linda!!! Super curti a ideia do livro!!

    ResponderExcluir
  26. Adoro enredos que abordam o período da guerra, e esse livro está entre minhas próximas leituras.
    Bom saber que a leitura é fluida e a história emocionante.

    ResponderExcluir
  27. Através da sua resenha posso perceber o quanto maravilhoso esse livro é. A historia é muito emocionante, acredito que pelo fato de está sendo retratado pelos olhos de uma criança.
    Super indicação, parabéns!!!

    ResponderExcluir
  28. Gosto de livros que tenha a segunda guerra mundial como cenário, mas esse ainda não conhecia, achei bem legal, eu leria, com certeza. Te recomendo o menino do pijama listrado é muito emocionante, sobre um menino judeu na época de Hitler e sua amizade com um menino não judeu.

    ResponderExcluir
  29. Já li algumas resenhas sobre esse livro e todas elogiam a história e o trabalho gráfico. A capa também é bem convidativa.
    Não sou muito fã de história com cenário nas guerras, mas concordo que essas onde o narrador é uma criança ou pré-adolescente, com sua inocência deixam o clima mais ameno e posso até ler, como fiz com Anne Frank. Enfim gostei de conferir suas impressões e amei a dica. Abração!!!

    ResponderExcluir
  30. A história parece muito interessante, adoro livros do tipo!

    ResponderExcluir
  31. Os livros que falam da época do nazismo me tocam bastante. Esse eu não conhecia, acho que vou gostar !!!
    besitos

    www.blogmeamarro.com

    ResponderExcluir
  32. Nossa achei a história comovente, emocionante e cativante.
    Histórias que retratem essa época sempre me emocionam.
    Bjs
    www.jaquelinefernandes.com.br

    ResponderExcluir
  33. Deve ser muito boa a historia, eu gosto desse tipo de historia

    ResponderExcluir
  34. Muito legal a resenha e as fotografias, parece ser um leitura bem forte e emocionante, mostrando determinação. A frase que mais gostei foi “Você é perfeitamente capaz de aprender. Não dê ouvido a quem não conhece você. Escute o que sabe. Escute a si mesma.”

    ResponderExcluir
  35. Olá, Letícia.
    Esses livros com tema de guerra são muito fortes, sempre me emociono com eles, indico bastante A Menina que Roubava Livros e O Diário de Anne Frank, são os melhores que eu já li até hoje.
    Gostei desse livro, além da capa ser linda, a história da personagem parece ser muito comovente!

    ResponderExcluir

Obrigada pela visita e volte sempre.